quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Lesões Hi-Tech: Text neck syndrome ou Síndrome do pescoço SMS


O rápido desenvolvimento e crescimento a que temos assistido nas duas últimas décadas, nomeadamente na área das tecnologias de informação e comunicação, para além de todos os benefícios conhecidos tem também motivado o surgimento de novos problemas.


Parece hoje difícil viver sem a quantidade de informação e sem a possibilidade instantânea de interagir com as nossas redes de amigos e contactos. A utilização massiva de dispositivos móveis quer sejam telemóveis, portáteis, tablets, consolas portáteis ou leitores de mp3 está na origem do que alguns autores já apelidam como uma nova epidemia. Sintomas físicos relacionados com o nível e tempo de utilização deste tipo de dispositivo estão cada vez mais documentados.

A síndrome do pescoço SMS (do inglês text neck syndrome) é, de acordo com Dean Fishman, quiroprático norte-americano, uma epidemia global. Com efeito, o uso abusivo e indiscriminado das tecnologias móveis implica alterações posturais mantidas durante bastante tempo. 

O que é então a síndrome do pescoço SMS?
É, por definição, uma síndrome de sobreuso que envolve a cabeça, o pescoço e os ombros, normalmente como resultado do estiramento excessivo da coluna cervical provocado pela anteriorização e flexão da cabeça verificada durante a utilização de dispositivos móveis de comunicação ou lazer. Pode provocar cefaleia (dor de cabeça), cervicalgia (dor no pescoço), dor nos ombros, braços e mãos, alterações respiratórias, entre outros.
Na prática, a sintomatologia está relacionada com o aumento de pressão sobre as estruturas anatómicas ao nível da coluna cervical que se verifica na postura normalmente adotada durante a utilização dos dispositivos. De acordo com alguns autores, a cada cinco centímetros de anteriorização da cabeça corresponde a um aumento aproximado equivalente a 1 kilo na pressão sobre as estruturas cervicais.
Em média, um cidadão norte-americano gasta cerca de duas horas e meia por dia em interações via telemóvel tanto em mensagens escritas quer em pesquisas na internet.Esta será uma realidade semelhante nas sociedades desenvolvidas pelo que se compreende o alerta para um problema de saúde que se avizinha complexo.
Estudos já realizados demonstram com níveis razoáveis de segurança, a existência de uma associação positiva entre a dor cervical e outros sintomas com o tempo e modo de utilização de aparelhos portáteis.
A não intervenção nesta situação poderá condicionar a médio longo prazo situações como degeneração das vértebras cervicais, alterações posturais, lesões musculares ou sinais neurológicos.

O que fazer?
 Caso suspeite que tem queixas compatíveis com síndrome do pescoço SMS, a procura de um profissional de saúde na área da reabilitação física é uma estratégia. Este profissional procederá a uma avaliação criteriosa e cuidada da sua situação clínica e decidirá um plano de intervenção adequado em função da situação. O tratamento passará seguramente por uma componente de educação e poderá incluir modalidades como a eletroterapia, a terapia manual, a correção postural, entre outras.

Bibliografia:
Korpinen L; Paakkonen R; Gobba F (2013): Self-reported neck symptoms and use of personel computers, laptops and cell phones among Finns aged 18-65. Ergonomics. 56(7); 1134-46.
Berolo S; Wells RP; Amick BC (2011): Musculoskeletal symptoms among mobile hand-held users and their relationship to device use: A preliminar study in a Canadian university population. Applied Ergonomics. 42(2); 371-8.

Carlos Miguel Santos, fisioterapeuta e formador na Do It Better

1 comentário:

  1. Olá estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre test neck será que você tem indicação de revista ou artigo que possa me ajudar.

    Desde já agradeço

    ResponderEliminar